RAFEIRO DO ALENTEJO

917216398

José Abreu Alpoim

Criador da raça há mais de quatro décadas.

Proprietário e Rresponsável Técnico do Canil de Alpedriche, com afixo desde 1986. Fundador do Clube Português do Rafeiro do Alentejo (1988), já desactivado. Fundador da Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo–1994 presidente da Direcção no primeiro triénio.

Autor das duas publicações editadas sobre a raça, com os títulos – O Rafeiro do Alentejo - uma velha paixão, publicada em 2012. – O Rafeiro do Alentejo- Monografia da raça, publicada em 1999. Presidente da Comisão Técnica das Raças Caninas Portuguesas (2000–2003).

O RAFEIRO DO ALENTEJO - UMA VELHA PAIXÃO

INTRODUÇÃO

Alguns anos passaram desde que esta tão antiga e legítima ambição soube encontrar forma e preceito próprios, para tornarem possível a apresentação do nosso segundo livro da raça. Sendo provável ao longo desses anos ter ficado qualquer coisa por contar, considerámos que poderia ser interessante destacar ou simplesmente recordar, apectos marcantes de uma raça que constitui afinal, um pedaço vivo desta nossa terra Transtagana. Ainda que se possa pensar que o Rafeiro do Alentejo, fora do seu Solar, continue a ser um cão quase desconhecido, isso não nos impediu de o colocar novamente e com todo o mérito, como actor principal dos próximos "episódios".

Leia mais