Homenagem

HOMENAGEM AO RAFEIRO DO ALENTEJO.
Reguengos de Monsaraz, 16 de Agosto de 2015

 

 

 

O criador e responsável pelo canil de Alpedriche levou a efeito em Agosto de 2015 a realização de uma justa homenagem à grandiosa raça - o Rafeiro do Alentejo.

 

Mais de 40 anos passaram, em que queremos ter contribuído para a preservação desta raça, recordando o facto de para além de fundadores dos dois clubes que até hoje a representaram, nos parece igualmente oportuno, referir que os únicos livros ate hoje publicados, terem sido da nossa autoria.

 

Por último e a fim de perpetuar o nome e a imagem desta raça, quisemos providenciar a execução de uma escultura em bronze que transmitisse a dignidade e respeito que ela nos merece.

 

Tomando por modelo o “Ortigão de Alpedriche”, (cão da nossa origem), que acreditamos ter motivos suficientes para prestigiar a raça, foi assim possível dar a devida forma a tão nobre metal, que através dos tempos nos permitissem recorda-la.

 

Reguengos de Monsaraz foi a terra Alentejana escolhida como o local digno e representativo, tendo sido a escultura oferecida àquele Município e posteriormente colocada numa artéria principal da cidade.

Foi gratificante poder contar com a presença de um número significativo de criadores e juízes, bem como daqueles para quem esta raça significa uma parte do nosso património.

 

Julgamos igualmente oportuno ter gravado na pedra que lhe serve de base as palavras simples e verdadeiras, que mais não pretendem senão revelar tipo o carácter e a origem deste cão.